As professoras Cristina Costa, Mayra Rodrigues Gomes e Roseli Figaro, coordenadoras do projeto temático do Arquivo Miroel Silveira lançaram suas respectivas publicações, com o apoio da Fapesp, durante o segundo dia do Seminário.
As três publicações foram produzidas a partir dos estudos realizados no Arquivo, na ECA-USP.
Cristina Costa organizou Censura, repressão e resistência no teatro brasileiro (Editora Annablume), que conta com uma série de entrevistas realizadas com personagens envolvidas no meio teatral e de censura: a autora Renata Pallottini, o censor Coelho Neto, o diretor Zé Celso, entre outros.
Mayra Rodrigues Gomes lançou, em parceria com suas bolsistas, pesquisadoras do Arquivo, Palavras proibidas. Pressupostos e subtendidos na censura a peças teatrais (Editora BlueCom), que analisa como se dava o processo de censura das palavras nas peças teatrais e como isso se relaciona com a noção de discurso e “palavras proibidas”.
Roseli Figaro lançou Na cena paulista, o teatro amador. Circuito Alternativo e popular de cultura (1927-1945) (Ícone), sobre as atividades dos grupos de teatro popular e amador, formados por imigrantes e trabalhadores, também censurados.
As três publicações foram produzidas a partir dos estudos realizados no Arquivo, na ECA-USP.
Cristina Costa organizou Censura, repressão e resistência no teatro brasileiro (Editora Annablume), que conta com uma série de entrevistas realizadas com personagens envolvidas no meio teatral e de censura: a autora Renata Pallottini, o censor Coelho Neto, o diretor Zé Celso, entre outros.
Mayra Rodrigues Gomes lançou, em parceria com suas bolsistas, pesquisadoras do Arquivo, Palavras proibidas. Pressupostos e subtendidos na censura a peças teatrais (Editora BlueCom), que analisa como se dava o processo de censura das palavras nas peças teatrais e como isso se relaciona com a noção de discurso e “palavras proibidas”.
Roseli Figaro lançou Na cena paulista, o teatro amador. Circuito Alternativo e popular de cultura (1927-1945) (Ícone), sobre as atividades dos grupos de teatro popular e amador, formados por imigrantes e trabalhadores, também censurados.
2 comentários:
very cool.
molto intiresno, grazie
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