quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Professoras do Arquivo Miroel Silveira lançam suas publicações durante Seminário



As professoras Cristina Costa, Mayra Rodrigues Gomes e Roseli Figaro, coordenadoras do projeto temático do Arquivo Miroel Silveira lançaram suas respectivas publicações, com o apoio da Fapesp, durante o segundo dia do Seminário.

As três publicações foram produzidas a partir dos estudos realizados no Arquivo, na ECA-USP.

Cristina Costa organizou Censura, repressão e resistência no teatro brasileiro (Editora Annablume), que conta com uma série de entrevistas realizadas com personagens envolvidas no meio teatral e de censura: a autora Renata Pallottini, o censor Coelho Neto, o diretor Zé Celso, entre outros.

Mayra Rodrigues Gomes lançou, em parceria com suas bolsistas, pesquisadoras do Arquivo, Palavras proibidas. Pressupostos e subtendidos na censura a peças teatrais (Editora BlueCom), que analisa como se dava o processo de censura das palavras nas peças teatrais e como isso se relaciona com a noção de discurso e “palavras proibidas”.

Roseli Figaro lançou Na cena paulista, o teatro amador. Circuito Alternativo e popular de cultura (1927-1945) (Ícone), sobre as atividades dos grupos de teatro popular e amador, formados por imigrantes e trabalhadores, também censurados.

2 comentários:

Anônimo disse...

very cool.

Anônimo disse...

molto intiresno, grazie